contatoAPENAS MENSAGEM

III SIMPÓSIO CIENTÍFICO

O Simpósio Científico COINAFF tem por objetivo divulgar os resultados de pesquisas e ações de extensão realizadas nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, estimulando o debate, promovendo a atualização dos profissionais e incentivando a produção científica.

Normas para Envio e Apresentação de Trabalhos Científicos

A organização irá avaliar todos os trabalhos recebidos e reserva-se o direito de rejeitar aqueles considerados inadequados.

  1. 1.Data e Local das Apresentações dos Trabalhos Científicos:

Os trabalhos serão apresentados no dia 14/11/2018, no Hotel Oásis Atlântico - Av. Beira Mar, 2500 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-121

2. Inscrições

2.1 As inscrições serão realizadas pelo site: www.solazereventos.com.br.

Data máxima para envio de trabalhos: até o dia 05 de novembro de 2018.

Após o dia 10/11/2018 será divulgada a classificação completa de trabalhos aprovados no site: www.solazereventos.com.br que permitirá a impressão da Carta de Confirmação do Trabalho. No dia 13/11/2016 estará disponível no site a relação das salas e horários das apresentações.

2.2 Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento.

2.3 Todos os autores com trabalhos aprovados no evento terão direito a receber o certificado.

2.4 O erro ortográfico é fator determinante para a não aceitação do trabalho

3. Tipos de trabalhos

 

A) ARTIGOS: Serão apresentados em Sessão Oral de Temas Livres de 05 minutos, por um dos autores, podendo utilizar os seguintes recursos Audiovisuais: Data-Show, Vídeo e Retroprojetor. Os artigos aprovados também serão publicados nos Anais do III Simpósio Científico CONAFF.

 

Obs. Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

TÍTULO DO ARTIGO

NomeAutor¹, NomeAutor², NomeAutor³, NomeAutor4, Nome do Autor5

Instituição autor¹

Instituição autor²

Instituição autor³

Instituição autor4

Instituição autor5

O trabalho deverá conter, no máximo, 6 páginas, com espaçamento entre linhas de 1,5. Os tópicos deverão estar em negrito e utilizada letra Times New Roman 12, exceto no título que deverá ser Times New Roman 14. Serão permitidos até 5 autores.

RESUMO- Deverá conter: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Máximo de 250 palavras.

Palavras-chaves- De 3 a 5 palavras-chaves de acordo com os descritores da BVS.

1.INTRODUÇÃO

Deve ser apresentada de forma objetiva, contendo revisão bibliográfica atualizada com referências publicadas, preferencialmente, nos últimos 5 anos. A Introdução deverá ser finalizada com o objetivo geral do estudo. As citações deverão seguir as normas de citações da ABNT.

Para as citações utilizar a NBR 10520 da ABNT.

Regra 1à Entre parênteses utilizar letras maiúsculas. Ex: (FRANÇA, 2009).

Regra 2à No texto, utilizar somente a primeira letra maiúscula. Ex. Segundo Costa (2011) ou Para Lima e Araújo (2010).

Regra 3à Até 3 autores citar os 3. Ex: (LANDIM; COSTA; FRANÇA, 2013) ou De acordo com Lima, Monteiro e Landim (2011).

Mais de 3 autores citar o primeiro seguido de et al., ou et al. (BENEVIDES et al., 2015) ou Benevides et al. (2015).

SEGUEM EXEMPLOS MAIS UTILIZADOS:

  1. 1.Citações diretas:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...]”

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

  1. 2.Citações indiretas:

Segundo Pacheco (2014) .........

O aumento da população idosa é um fenômeno mundial (LIMA, 2013)

Citações indiretas de vários autores: Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

Citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) ou (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000).

Citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano: De acordo com Cavalcante (1997a), (CAVALCANTE, 1997b).

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores: acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplos: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, O., 1959)

2. METODOLOGIA

            Deverá ser descrita sem tópicos e conter: Tipo de estudo, local da realização da pesquisa, amostra do estudo, procedimentos de coleta e análise de dados utilizada.

 

3.RESULTADOS E DISCUSSÃO

            Deverão ser apresentados em um mesmo tópico. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4 (quatro) figuras e/ou gráficos e/ou tabelas e/ou quadros, numerados em algarismos arábicos e legendados. As tabelas não deverão se coloridas nem apresentar bordas laterais.

Exemplo de tabela:

Tabela 1- Média de Idade, carga horária média diária de trabalho (CHD), tempo semanal da prática de exercício físico (TSPE), nível de estresse no trabalho (ESTRESSE) e nível em que o exercício físico ajuda no desempenho do trabalho (NAT) no grupo estudado.

IDADE CHD TSPE ESTRESSE NAT
Média 23,0 6,4 224,2 6,96 6,04
Desvio Padrão 4,2 0,8 225,3 2,2 3,5
Mínimo 19 5,0 0 1 0
Máximo 37 10,0 720 10 10

4.CONCLUSÃO

            Deve-se concluir de forma objetiva e sucinta, respondendo ao objetivo do estudo.

REFERÊNCIAS

Utilizar a NBR 6023 da ABNT

Regra Geral 1- Até 3 autores citar os 3. Mais de 6 autores citar o primeiro seguido de et al.

Regra Geral 2- Você pode fazer a opção de citar o nome completo. Porém, não pode misturar com outros utilizando a letra inicial do nome.

Ex correto. LIMA, Danilo Lopes Ferreira Lima; COSTA, Édder Evangelista da.

Ex correto. LIMA, D.L.F.; COSTA, E.E.

Ex errado. LIMA, Danilo Lopes Ferreira Lima; COSTA, E.E.

SEGUEM EXEMPLOS MAIS UTILIZADOS:

Livros (elementos essenciais)

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2013.

Capítulo de livro

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Monografias/Dissertações/ Teses

BARCELLOS, F.C. Efeitos do exercício físico em pacientes hipertensos com doença renal crônica: ensaio clínico randomizado. 2013. 171 f. Tese (Doutorado em Epidemiologia) – Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2013.

Artigos

GOMES, T.J.O.; SILVA, M.V.R.; SANTOS, A.A. Controle da pressão arterial em pacientes atendidos pelo programa Hiperdia em uma unidade de saúde da família. Rev Bras Hipertens, Rio de Janeiro, v.17, n.3, p.132-139, 2010.

Caso haja a referência do mês

MOLINA, M.C.B.; CUNHA, R.S.; HERKENHOFF, L.F.; MILL, J.G. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.37, n.6, p.743-50, set./dez. 2003.

Artigos de revistas em formato eletrônico

MOREIRA, R.M.; CARIBÉ, L.L. O exercício físico no controle da hipertensão arterial. EFDeportes Revista Digital, Buenos Aires, v.14, n.134, jul. 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd134/o-exercicio-fisico-no-controle-da-hipertensao-arterial.htm>. Acesso em: 24 abr. 2015.

Matéria em meio eletrônico

SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_ morte_nascituro.htm >. Acesso em: 19 set. 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de atividades. Brasília, DF, 2106. 29 p. Disponível em: <www.minsterioddasaude.org>. Acesso em: 29 maio 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA- IBGE. Senso populacional de 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 29 mar. 2017.

B) PÔSTER: Apresentação de 01 horas de fixação de Pôster. O pôster impresso deverá ser no formato padrão ABNT, no tamanho de 1,20m X 0,90m, contendo: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e principais referências. Figuras, imagens, gráficos, tabelas, quadros e notas de rodapés serão opcionais.

Para inscrição do trabalho no formato pôster deverá apresentar a seguinte formatação: Resumo de até 250 palavras em Português. Nas 250 palavras em Português deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados e Conclusão. Não serão permitidos gráficos, figuras e tabelas nos resumos.

FORMATAÇÃO: Título em maiúsculo, fonte tamanho 14, centralizado e em negrito na primeira linha da página; deixar espaço de uma linha, na linha seguinte, nome completo do(s) Autor (es) alinhado à direita, sem abreviação. Abaixo do nome, a vinculação institucional e na linha seguinte seus respectivos e-mails (em espaçamento simples). Será permitido no máximo 5 autores por trabalho inscrito. O Orientador, quando for o caso, deverá estar nominado como último Autor. Após um espaçamento de 1,5 (linha), iniciar com o resumo em negrito. O resumo deverá estar em parágrafo único, com no máximo 250 caracteres, espaçamento simples, justificado, contendo: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados e Conclusão, três palavras-chave, abaixo do texto do resumo. Não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos. Os resumos aprovados serão apresentados no formato de pôster e também serão publicados nos Anais do II Simpósio Científico CONAFF.

Obs. A restrição de gráficos, figuras e tabelas é apenas para o arquivo que foi enviado para a aprovação e publicação. Quanto à apresentação, pôsteres e temas livres orais podem utilizar elementos visuais como gráficos, figuras e tabelas

5. Cada participante poderá inscrever-se no máximo em:

ARTIGOS = 05 trabalhos, e PÔSTER=5 trabalhos, definindo a Área Temática de cada trabalho enviado.

6. Áreas Temáticas:

Temática 1 – Educação, Instituição e Processos Educativos

Temática 2 – Saúde, Cuidado de si, Trabalho e Envelhecimento;

4. Número máximo de autores, incluindo o orientador, por trabalho.


a) ARTIGOS: Até 5 (cinco) autores, incluindo o Orientador. Todos os autores INSCRITOS terão direito a receber o certificado do Congresso Científico e uma pasta do evento, que serão entregues logo após a apresentação do Artigo.


b) POSTER: Até 5 (cinco) autores, incluindo o Orientador. Todos os Autores e Orientador(es) INSCRITOS terão direito a receber o Certificado do Simpósio Científico, que será entregue logo após a apresentação do trabalho.

8. Critérios para análise dos artigos: serão considerados: conteúdos, simplificação, objetividade, atendimento a temática, observação das normas técnicas específicas e respaldo bibliográfico. Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de cuja decisão não caberá recurso.

9. Os Casos Omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Simpósio – CCS. A CCS, terá autonomia e poder decisório para resolvê-las. Também não serão aceitas quaisquer mudanças nos trabalhos já enviados.

10. Os(as) Participantes oficialmente inscritos(as) no Evento, concordam em cumprir todas as normas aqui expressas e determinações dos organizadores. Os trabalhos apresentados são de inteira responsabilidades do autor, co-autores e Orientador.

11. As Regras de Apresentação de Trabalhos estabelecidas deverão ser respeitadas. O CONAFF não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos, que serão exclusivamente do(s) Autor(es), Orientador e Instituições; bem como pelo recebimento ou não de trabalhos.

12. O autor e demais autores garante que o artigo, que não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que o trabalho será apresentado por um dos autores, durante o II Simpósio Científico CONAFF, na data previamente informada. Qualquer um dos autores poderá apresentar o trabalho e também transfere os direitos autorais do artigo para publicação nos Anais do II Simpósio Científico CONAFF.

13. INVESTIMENTO: Taxa da inscrição.


A) Pôster: Taxa de R$ 20,00 por trabalho aprovado. A inscrição em 1 curso no CONAFF isenta a taxa de inscrição

B) Artigos: Taxa de R$ 20,00 por trabalho aprovado. A inscrição em 1 curso do CONAFF isenta a taxa de inscrição

14. COMISSÃO CIENTIFICA DO SIMPÓSIO:


Presidente do II SIMPÓSIO CIENTÍFICO CONAFF

Andréa Cristina da Silva Benevides

Comissão Executiva

Leandro Araújo Carvalho

Bruna Oliveira Alves

Rosângela Gomes dos Santos

Viviane Xavier de Avelar Rocha

Comissão Científica

Andréa Cristina da Silva Benevides

Danilo Lopes Ferreira Lima

Leandro Araújo Carvalho

Bruna Oliveira Alves

Rosângela Gomes dos Santos

Viviane Xavier de Avelar Rocha

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

nao aceito caixa rapido

Whatsapp

whatsapp

Newsletter

Receba as novidades CONAFF/ENORFF diretamente no seu email.

Apoio CONAFF